sábado, 29 de março de 2008

SCRUM – Bombons do Sprint Backlog

Imaginem a seguinte situação:

Suponhamos que se ofereça para um grupo de pessoas (pode até ser um time de projeto em SCRUM) 3 ou 4 caixa de bombons sendo oferecido da seguinte forma: "Pessoal aqui estão os bombons, comprei três caixa para nós, estão elas aqui encima da mesa abertas, se sirvam a vontade, quando quiserem!".


O que você acha que vai acontecer?

Certamente as pessoas iram pegar os bombons que mais gostam, e caso não tenha mais o favorito na primeira caixa, eles pegaram nas outras caixas. Com certeza ficaram sobrando em todas as caixas aqueles bombons que ninguém gosta, pense, foram varias caixas, e todos conseguiram se satisfizer antes de terminar todos os bombons.

Agora façamos uma analogia com o sprint backlog, as caixas são os itens desejados e as tarefas os bombons. É fácil relacionar, pois no inicio dos trabalhos com SCRUM as principais dificuldades de se lidar é o time querendo pegar primeiro às tarefas que mais gostam, que mais tem afinidade, que mais podem contribuir para os trabalhos. Porém se não termos atenção aos princípios do SCRUM que neste caso define que devemos primeiro concluir todas as tarefas de um item para depois partirmos para outro, corremos o risco de não concluirmos nenhum item.


Quando abrimos todas as caixas e deixamos todos a vontade para pegar de qualquer caixa, certamente sobraram bombons em todas as caixas, isso não aconteceria se tivessem que comer todos os bombons de uma caixa para poder pegar da outra, pois certamente haveria um esforço de todos para acabarem com a primeira caixa podendo assim abrir a segunda e novamente escolherem os bombons preferidos, e é desta forma que acontecem com o time em escolherem as tarefas a serem realizadas.

Lembrem que caso não seja concentrado os esforços em cada item até que sejam concluídas todas as tarefas, para só então iniciar o próximo item, a chance de ao final do sprint não ser entregue nenhum item é muito grande, por esse motivo o time tem que ser muito criterioso para partir para o próximo item sem que o atual não esteja totalmente concluído.

.No início o time terá fortes argumentos para que não seja conduzido os trabalhos desta forma. Mas Pessoal, o SCRUM é baseado no empírico, pois então tentem, mesmo que tudo indique que não vai dar certo. Tenho certeza que iram se surpreender com os resultados.

Um comentário:

aXmagno disse...

Cristian. Excelente analogia...a falta de foco do time sem dúvida é um dos principais desafios ao se usar Scrum. Foco no item de maior valor para o cliente, isto é muito importante, é o que garante o ROI!
Parabéns pela evolução!

[]s

Alexandre Magno